PELÉ: PARA SEMPRE REI!

Diz o ditado popular que quem é rei nunca perde a majestade. Absurdamente real! Eu não vi Pelé jogar, gostaria, mas não vi. Contudo, antes mesmo de trabalhar com futebol, diria mais, antes de me apaixonar por futebol, eu sabia quem era Pelé. Todo mundo sabe.

De um modo geral, gosto de coisas antigas: músicas, filmes e séries em preto e branco ou de quando a tv começou a ganhar cores… sinto que às vezes é inevitável não olhar para trás, é preciso. Assim também acontece no futebol, para entender a importância do esporte e de alguns personagens precisamos reviver o passado.

Mas por que comecei a falar de arte de repente? Porque era isso que fazia Pelé e seus contemporâneos. Uma geração que honrou a amarelinha com seu futebol de indescritível beleza. Benza a Deus por na internet encontrarmos lances e jogos inteiros da Copa de 70. É de encher os olhos de alegria!

Mas como hoje é o dia dele, vamos no ater a Pelé, o que não é muito difícil. 3 vezes campeão de Copas do Mundo, o único a conseguir tal feito, além de ter sido multicampeão pelo Santos (6 Campeonatos Brasileiros, 2 Libertadores, 2 Mundiais de Clubes e 10 estaduais) e ter ressignificado o futebol nos EUA. Reza a lenda que o cara parou até uma guerra. Ontem vi um historiador que contestava este último fato, porém, isso não me impactou, não mais do que ver brasileiro se dar ao trabalho de renegar a grandeza desse homem nas quatro linhas.

A gente tem sim um complexo de inferioridade em várias áreas, no turismo, nas nossas belezas naturais, uma desconfiança com o conhecimento científico produzido aqui, e até com o futebol, nosso registro no mundo. É absurdo ver em pleno 2020 alguém argumentar que Pelé só jogava contra operários, que se fosse jogador hoje não entraria na história. Falar isso de um cara que fez história com mais de mil gols e com “não-gols”, “quase-gols”, um homem que fazia história com qualquer coisa.

Pelé foi e é o Rei do futebol porque a bola foi sua primeira súdita, depois os apaixonados pelo esporte. A história de Pelé a história do futebol são indissociáveis. Se você ainda não entendeu isso, volte duas casas, ou melhor, volte o tabuleiro inteiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *