O Bahia de Mano é o da paciência

Mano Menezes fez sua estreia pelo Bahia ontem, em jogo válido pela 10ª rodada do Brasileirão. E o tricolor de aço segue sem motivos para celebrar, já que a equipe perdeu para o Atlético Goianiense por 1×0 em Pituaçu. Mas calma, torcedor, é preciso um pouquinho de paciência.

O novo comandante teve pouco tempo para estudar o elenco e fazer testes. A estreia poderia ser mais promissora? Acredito que sim. Erros antigos, fragilidades já vistas em jogo anteriores, mas diante de um adversário que optou por administrar a pequena vantagem construída no primeiro tempo, o que, convenhamos, é totalmente compreensível se pensarmos nas dificuldades técnicas e físicas do futebol pós-pandemia e no contexto específico do Dragão.

Na coletiva de imprensa, Mano afirmou que a defesa fez uma partida mais sólida, mas não foi isso o que se viu. O Athletico finalizou muito mais que os donos da casa no primeiro tempo, e o fez de várias formas. Cabeçada na área com Renato Kayser subindo entre dois defensores, Janderson recebendo na entrada da área e fazendo fila na infiltração, Nicolas mandando um foguete de longe, e é claro, Jean cobrando falta e pegando a sobra numa versão de lei do ex com plus, até porque não é todo dia que se vê gol de goleiro.

Então Mano mentiu? Não sejamos tão duros. Ele, como bom líder, precisa passar segurança e o mínimo de otimismo. O 4-1-4-1 proposto não deu tão certo, Rodriguinho passou batido, Gilberto segue sem marcar, nem mesmo as alterações surtiram tanto efeito, embora a entrada de Saldanha sempre dê uma jovialidade e ânimo especial. Elogiar o setor de criação ou o ataque era ainda mais complicado do que destacar a defesa, que hoje é a segunda mais vazada da competição.

No entanto, o prazo pedido para dar respostas mais concretas me parece justo. O jogo contra o Corinthians na próxima quarta (16) na Arena Neo Química pode e deve ser um divisor de águas. O calendário dará uma forcinha, a partida seguinte é após 10 dias. Mais uma oportunidade para buscar um modelo de jogo e um bom resultado, e mais de uma semana para treinar e buscar os devidos reforços. Eu sei que a expectativa era de ver “o Bahia do Mano” na estreia, mas a situação é complexa e requer o mínimo de paciência. Tenhamos!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *